Avatar e a vindoura religião mundial única



O filme Avatar*, de James Cameron, é um fascinante e arrebatador sucesso nos cinemas. Seus efeitos especiais são tão tremendos que transportam a audiência vividamente para um outro mundo, no qual adorar uma árvore e ter comunhão com espíritos não são apenas aceitáveis, mas atraentes. Avatar é também marcadamente panteísta e essencialmente o evangelho segundo James Cameron. Esse tema panteísta, que iguala Deus às forças e leis do Universo, é apresentado claramente pelos heróis e heroínas do filme: todos adoram Eywa, a deusa “Mãe de Tudo”, que é descrita como “uma rede de energia” que “flui através de todas as coisas viventes”.

Sobretudo, o filme é repleto de mágica ritualística, comunhão com espíritos, xamanismo, e descarada idolatria, de forma que condiciona os espectadores a acreditarem nessas mentiras do ocultismo pagão. Além disso, a platéia é levada a simpatizar com o Avatar e termina torcendo por ele quando é iniciado nos rituais pagãos. No final, até mesmo a cientista-chefe torna-se pagã, proclamando que está “com Eywa, ela é real” e que ficará com Eywa após sua morte.

Enquanto a representação fictícia de James Cameron a respeito da religião da natureza presta-se muito bem à mentira da Nova Era de que as religiões dos nativos americanos [indígenas] eram favoráveis à vida e inofensivas, a representação dos sacerdotes maias em Apocalypto (de Mel Gibson), devedores de divindades sedentas por sangue, que exigiam o sangue de suas vítimas sacrificiais, estava muito mais perto da verdade. A maneira adocicada e romântica com que James Cameron mostra os selvagens e os antigos cultos à natureza em Avatar é oposta aos fatos encontrados em antigos códices e achados arqueológicos: estes revelam que os astecas, os maias e os incas estavam todos envolvidos em sacrifícios humanos em massa, inclusive tomando a vida de criancinhas inocentes para apaziguar seus deuses demoníacos.

O tema panteísta, que iguala Deus às forças e leis do Universo, é apresentado claramente pelos heróis e heroínas De Avatar: todos adoram Eywa, a deusa “Mãe de Tudo”, que é descrita como “uma rede de energia” que “flui através de Todas as coisas viventes”.

Conhecendo o histórico das obras de James Cameron em atacar o cristianismo, e especialmente a ressurreição de Cristo no documentário absolutamente desacreditadoThe Lost Tomb of Jesus[exibido no Brasil como “O Sepulcro Esquecido de Jesus” e lançado em DVD como “O Sepulcro Secreto de Jesus”], não deveria nos surpreender que ele escrevesse e dirigisse uma propaganda de 300 milhões de dólares para promover o culto à natureza e aos espíritos.

Claramente, Hollywood tem tido uma influência persistente em arrancar os EUA [e o Ocidente] de suas raízes cristãs conservadoras e levá-los a crenças e práticas do ocultismo da Nova Era. O panteísmo atrai a turma de Hollywood porque ensina que todos somos Deus e que não precisamos nos preocupar em sermos obedientes ou em prestarmos conta diante de um Deus pessoal que criou o Universo. Entretanto, não são apenas os diretores [de cinema] que rejeitam a Cristo que estão buscando fazer com que o mundo abrace a adoração à Terra sob a máscara de sua imaginária Deusa-Mãe Terra; é também o próprio líder do movimento do aquecimento global, Al Gore.

Em seu livro Earth in the Balance, Gore sugere que voltemos à adoração da natureza e eleva várias seitas de adoradores da natureza e religiões dos nativos americanos ao status de modelo para nós:

Essa perspectiva religiosa pan** poderá mostrar-se especialmente importante no que se refere à nossa responsabilidade pela terra como civilização global. (…) As religiões dos nativos americanos, por exemplo, oferecem um rico conjunto de idéias sobre nosso relacionamento com a terra. (…) Todas as coisas estão interligadas como o sangue que nos une a todos.[1]

Buscando uma síntese da Nova Era que combine várias tradições do ocultismo, Gore cita e favorece o ensinamento hinduísta, dizendo: “A Terra é nossa mãe, e nós todos somos seus filhos”.[2] Incrivelmente, mais adiante Gore afirma que deveríamos buscar novas revelações a partir dessa adoração da deusa do passado e culpa o cristianismo pela quase total eliminação da mesma:

O sentido espiritual de nosso lugar na natureza… pode ser traçado de volta às origens da civilização humana. Um crescente número de antropólogos e de arqueomitólogos… argumenta que a ideologia da crença prevalecente na Europa pré-histórica e em grande parte do mundo estava baseada na adoração de uma única deusa da terra, que se supunha ser a fonte de toda a vida e irradiadora de harmonia em meio a todas as coisas viventes. (…) O último vestígio de culto organizado à deusa foi eliminado pelo cristianismo. (…) Parece óbvio que um melhor entendimento de uma herança religiosa que precede a nossa própria por tantos milhares de anos poderia nos oferecer novas revelações.[3]

Não são apenas os diretores [de cinema] que rejeitam a cristo que estão buscando fazer com que o mundo abrace a adoração à terra sob a máscara de sua imaginária deusa-mãe terra; É também o próprio líder do movimento do aquecimento global, Al Gore [ex-vice-presidente dos EUA].

Gore prossegue declarando que precisamos encontrar uma nova religião baseada na natureza e cita Teilhard de Chardin, o teólogo da Nova Era, em apoio à “nova fé” do futuro:

Esse ponto foi sustentado pelo teólogo católico Teilhard de Chardin, quando ele disse: “O destino da humanidade, assim como o da religião, depende do surgimento de uma nova fé no futuro”. Munidos de tal fé, poderemos achar possível ressantificar a terra.[4]

Com os diretores de vanguarda de Hollywood e as figuras políticas de Washington na liderança, os EUA [e o Ocidente] estão rapidamente voltando ao paganismo que envolveu o mundo em trevas espirituais durante milênios. Que Deus nos ajude a prestar mais atenção à admoestação do apóstolo Paulo, encontrada nas Sagradas Escrituras. Ele nos ensinou que a adoração à natureza nos tempos da Antigüidade era resultado do afastamento da adoração ao único e verdadeiro Deus que, para começar, foi quem criou a natureza:

“Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém” (Rm 1.21-25). (Joe Schimmel –www.goodfight.orghttp://www.chamada.com.br)

* Segundo o hinduísmo, avatar é uma manifestação corporal de um ser imortal. Deriva do sânscrito Avatara, que significa “descida”, normalmente denotando uma encarnação de Vishnu (tais como Krishna), que muitos hinduístas reverenciam como divindade. Por extensão, muitos não-hindus usam o termo para denotar as encarnações de divindades em outras religiões.

** Pan: palavra de origem grega que significa “tudo, todas as coisas”.

Notas:

  1. Al Gore, Earth in the Balance – Ecology and the Human Spirit [A Terra em Equilíbrio – A Ecologia e o Espírito Humano], 1992, p. 258-259).
  2. Ibid. p. 161.
  3. Ibid. p. 260.
  4. Ibid. p. 263.

Publicado anteriormente na revista Chamada da Meia-Noite, março de 2010.

Facebook Twitter Tumblr Email

maismens

Criado em Notícias

Você gostaria de entregar sua vida a Jesus Cristo agora mesmo?

Deixe um comentário

  • Obrigatório
  • Não será divulgado.

Notificar-me via e-mail quando alguém comentar este post.



Não vou comentar agora, mas quero receberos os novos comentários click aqui.

  1. Boa tarde a todos, graça e paz de nosso senhor jesus cristo.
    Fico hoje entristecido quando vejo tamanhã ignorancia sendo expressa de forma tão abrupta pelos nossos colegas aqui.
    Revela ainda, uma grande falta de Deus em suas vidas.
    Prescisamos experimentar uma vida de fé regrada pela palavra de Deus, em todas as esferas.
    Nesses comentários denotam grande falta de conhecimento da bíblia e de sua mensagem principal.
    Expondo uma crítica sem prescedentes e irracional quando falam de suas opiniões particulares, issoé ruim e prova que já estãomergulhados na fantasia maligna que se sobreponhe no entendimento das pessoas, aproveitando um terreno fértil de costumes e filosofias na condizentes com a verdade de Deus.
    Busquem ao senhor em quanto se pode achar, invocaio enquanto está perto é o meu conselho a todos. Amém…

  2. Olá, meus amigos. Mesmo após todo o descurso, ainda resta uma dúvida. Qual é o problema de adorar a natureza? Dela nós nacemos, nela nos vivemos, por ela nós morremos. Para mim faz muito mais sentido rezar, adorar e amar a Deus na natureza! Deus nao criou as igrejas. As igrejas foram criadas para separar e rotular os cristaos. Deus criou a natureza, podendo assim ser chamado de Mae-terra. Também nao entendi o preconceito contra os pagaos. Sempre os achei nobres, pois mantem uma relacao importante com nossa casa, com os animais e com o resto, sendo estremamente respeitosos e educados. Nao entendi o porque da raiva contra eles.

  3. A paz do senhor amados, tudo que li e vi nesse momento prova quanto temos alcançado de conhecimento e graça de Deus todo poderoso.
    observo nos dias de hoje que estamos mergulhando numa era de esfriamento dos costumes santos e nos desviando daquilo que é real.
    devemos lembrar, que para sermos salvos e alcançar o dom gratuito devemos ser diferentes.
    não negar que precisamos viver em uma forma diferente do mundo.
    faz muitos anos que vejo essa ideologia da nova era mas vejo também que ela ja está no meio do povo de Deus.
    estamos vivendo um movimento que diz que não importa a condição importa o coração.
    Não é verdade tudo importa pra Deus.
    Passei 14 anos afastado da graça de Deus, ao me reconciliar tive um desejo enorme de cantar hinos da harpa cristã, orar juntos aos irmãos, participar da mesa do Senhor, e quando fui procurar na igreja de Deus como conhecia seus dias de Culto, vi tudo mudado, já não eram o mesmo dias, tendo dois dias apenas no bairro onde moro porque questionei a Deus.
    olho nos cultos e vejo o mundanismo aceito como algo normal, observo vaidade, modismo, licenciosidade envolta em uma capa disfarçando a real mudança de um nova nascimento.
    a palavra de Deus diz que uma das condições para a salvação é a perseverança, (nos costumes santos, na fé, na doutrina, no amor, na comunhão).
    Meu coração anda triste e pesado, quero muito que Deus avive nossa igreja que eu amo tanto.
    fazendo com que haja renovo e venhamos olhar onde caímos e possamos voltar a traz como Deus fez com israel, onde lançaram fora toda sorte de mal que havia tomado conta de seus corações quando Jezabel era rainha e o profeta Elias era o arauto de Deus.
    Graça e paz a todos, espero alcançar os verdadeiros adoradores que não si corromperam mais mantem sua sanidade dentro do verdadeiro desejo de Deus.
    Aguardo ver essa igreja como no tempo de sua real glória, como no tempo de sua criação.
    Amém…
    deixo-vos um versículo livro de Habacuque Cap. 3, v2

  4. Quero começar este comentário,falando da minha gratidão a Deus por ter encontrado este site,gosto muito da discução pois sobre assuntos bíblicos,considero que com respeito a idéias inriqueço muito,gosto de ouviras dúvidas do próximo ainda que não tenha tato conhecimento para tirá-las,porém o Deus que sirvo pode,eu não sei,Jeová sabe,eu não posso ,Jeová pode,eu não tenho,Jeová tem….Deus abençoe a todos

  5. ola a paz do Senhor, que Deus abencoe a todos

  6. A paz do Senhor!
    Muito interessante este artigo, aliás desde que encontrei este site tenho aprendido muito…Não sou do tipo: vou com a maioria…também oro para que Deus não permita que um dia eu venha me achar no direito de julgar alguém…mas após a leitura deste artigo ou sei lá como devo classificar o que foi escrito tamanha a sabedoria…deixando bem claro que quem capacita é Deus e toda honra e glória a Ele… tenho a plena certeza de que o que vem acontecendo é cumprimento da Palavra…e nada nem ninguém será capaz de mudar os planos de Deus e as Suas promessas…Fico por aqui aguardando mais uma porção de conhecimento através dos princípios bíblicos, aos quais devemos permanecer fiéis…
    A paz do Senhor!

  7. A paz do senhor Irmão marcos, eu quero deixar bem claro que quem julga não sou eu sim a palavra de Deus, pois os falsos profetas e mestre são fatos que acompanham a igreja hoje em dia. Só estou dizendo que tudo isso é cumprimento da palavra.

  8. Caro Irmâo Vs Paixão.
    Aquele mesmo que disse “Não vos conheço” é também o mesmo que afirmou Em Mt. 9,13, que veio chamar os pecadores e não os justos…

    Na análise sinótica em Mc. 2,17, o mesmo Senhor Jesus afirmou que veio para os doentes e não para os sãos.
    Assim, é fácil para nós que nos julgamos justos apontar o dedo e revelar os pecados alheios sem antes não nos darmos conta de nossas próprias faltas.
    Lucas no capítulo 10,28 afirma justamente isto. O publicano batia no peito e se arrependia humilhando-se debaixo do Todo Poderoso, enquanto que o fariseu, batia no peito e se orgulhava de suas “virtudes”…

    Por isto que todo juízo pertence somente ao altíssimo, Aquele que Tudo vê, conhece as intenções do coração e julga segundo a Verdade… Lc. 6,37… Jo. 7,24.

    Antes de apontarmos o dedo e julgarmos nossos irmãos mais fracos, deveríamos interceder por Eles e pedir ao Senhor que converte os Corações a graça do verdadeiro arrependimento…
    Quem sabe intercedendo pelos outros alcancemos do Cordeiro Santo, Imaculado, a graça da verdadeira conversão?
    Unido e orando para que os Cristãos possam dar o verdadeiro testemunho, sem julgar, nem condenar a ninguém, pois essa tarefa, como bem lembraste, é SÓ DO SENHOR!
    Muita paz! e aberto sempre ao debate com amor…

  9. A paz do senhor Jesus Marcos petry. É com muita tristeza que deixo esse vercículo para sua meditação, que se encontra em Mateus cap. 7.21-23 que diz:” nem todo o que me diz senhor, senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu pai, que está nos céus. Muitos me diram naquele dia: senhor, senhor! não profetizamos nós em teu nome?e, em teu nome, não expulsamos demônios? e, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que práticais a iniquidade”. Então como vemos irmão marcos, existe alguma verdade em tudo isso, pois estamos em uma época onde está se cumprindo a palavra de Deus. Apaz do senhor Jesus esteja convosco.

  10. Nunca como hoje o Cristianismo foi tão criticado e desacreditado pelos inimigos da verdadeira fé.
    Em nome da libertação de uma religião julgada como aprisionadora moral e cheia de dogmas, um movimento encabeçado pela revolta contra o Verbo encarnado, questiona a ressurreição de Jesus, a encarnação do Verbo no seio da virgem Maria. Este mesmo movimento alega que a Igreja foi uma invenção dos discípulos dos Apóstolos e estes teriam inventado a Ressurreição de Jesus para encobrir a autoridade da “verdadeira apóstola – Maria Madalena”.
    Ataques contra os Evangélicos acusados de gananciosos e materialistas… Ataques contra os pastores Católicos acusados de pedófilos… ataques contra os Ortodoxos acusados de Ritualistas cegos… e homossexuais… Por fim ataques generalizados contra os Cristãos, acusados de acreditarem numa grande Mentira – a Ressurreição de Nosso Senhor!
    Os inimigos da fé são movidos pelo ódio intenso que nutrem contra a Igreja de Cristo, pois esta é o único obstáculo que ainda retém a vinda do Anti-Cristo e da avalanche do Anti-Reino.
    Quando o anúncio da ressurreição de Cristo for silenciado (que Deus não o permita) se manifestará o filho da iniquidade que o Apóstolo são Paulo ensinou aos de Tessalonica.
    Mas as portas do inferno não prevalecerão contra Ela… A Esposa do Cordeiro.
    Paz e bem a todos!

  11. Ainda bem que eu não vi esse filme.. e depois do que eu li dos comentários dos irmão .. Aí que nao vou ver mesmo.. prefiro buscar filmes evangélicos que mostra o caminho certo para encontrar Deus. Esse é o caminho pelo qual eu busquei e estou muito feliz.. realmente com Deus tudo na nossa vida muda para melhor. E o fato de Jesus está voltando me deixa cada vez mais perto dele.. pois no dia do juízo quero estar junto com ele. A minha vida no “passado” não foi nada boa. mas depois que conheci a palavra de Deus e quiz seguir ele no tempo certo.. Meu caminho está indo perfeitamente!

  12. A Biblia diz que o homem natural não compreende as coisas espirituais, talvez seja por esse motivo que o amigo não tenha essa percepção, de que Avatar esteja passando uma mensagem
    anticristo e suscitando uma ideologia pagã.

  13. Bom Dia, a todos, sou de Santos/SP
    Meu nome é Adalberto Lima.

    Gostaria de primeiramento dizer, que este é um lugar reservado para tais comentarios.
    Então tomo a liberdade de pedir a permição a todos de expressar a minha opinião.

    Com relação a volta de Cristo:
    Esta volta não será como a primeira vinda, pois Cristo realmente nunca saiu do nosso meio, porém Ele hoje esta com um corpo glorificado, não há mais a possibilidade de matar ou crucificar, aquele que ressucitou dos mortos e viver e Reina eternamente.

    A vinda:
    Ele virá sim, mas não pisara esta terra, pois a sua vinda será apenar para buscar a sua noiva, que é a igreja, e essa igreja não tem titulo denominacional, pois essa igreja só pode ser vista por Jesus, esses são os que creem e são lavados e remidos pelo sangue do cordeiro de Deus(Jesus), então todos aqueles que aplicam a sua vida a enganar as pessoas, dezendo ser o que não são, para viver bem, serão punidos, ficando em um mundo onde tudo que é de Deus, será tirado, dando inicio a uma era que, todo aquele que crer em Jesus, e for contrar os principios do anticristo, tera que para ser salvo, pagar o preço com o próprio sangue, como se eles mesmos tivessem sendo crucificados, vendo que os que amam a Cristo já estarão com Ele.

    O Homem:

    Como o homem é culpado pelos seus atos pecaminosos, como pela morte de outro homem, ou por outros atos pecaminos, que a pricipio, o que temos de Deus em nós, nos avisa que isso é pecado e errado, mas que depois o conciente tenta não ouvir mais, a sua propria conciencia, todo homem que for usado por Deus para que outro se arrependa e siga os passos de Jesus, será galardoado porisso, pelo proprio Cristo.
    Disse Jesus: João 14.1,2
    Credes em Deus, credes também em mim, na casa de meu Pai ha muitas moradas, eis que vou preparar lugar para vocês.E voltarei para os levar para mim.
    Que possa ter ajudado a todos.

  14. SE JESUS VOLTAR REALMENTE COMO DIZEM OS AMIGOS EVANGELICOS,
    O PAPA SERÁ A PRIMEIRA PESSOA A PEDIR QUE ELE SEJA NOVAMENTE
    CRUCIFICADO, POIS JESUS VAI ATRAPALHAR O NEGOCIO TODO.
    FOI O QUE ELE FEZ DA ULTIMA VEZ QUE ESTEVE AQUI.
    POR QUE OS RABINOS FICARAM TÃO CHEIOS DE RAIVA???
    OS NEGOCIOS ANDAVAM TÃO BEM, TUDO ESTAVA BEM ARRANJADO,TODO MUNDO ESTAVA SATISFEITO, FELIZ, E DERREPENTE APARECE ESSE HOMEM, JESUS,
    E COMEÇA A PERTURBAR A CABEÇA DAS PESSOAS.
    COMEÇA A LEVAR AS PESSOAS A PENSAR, PERGUNTAR, BUSCAR.

    JESUS PROMETEU NA BIBLIA:
    EU VOLTAREI!
    MAS EU TENHO CERTEZA QUE ELE NÃO VEM NÃO,
    PRIMEIRO PORQUE NA VERDADE ELE NUNCA SAIU DAQUI.
    E OUTRA…QUEM GOSTARIA DE SER CRUCIFICADO DE NOVO???
    E DA OUTRA VEZ PELO MENOS HOUVE UM CONSOLO:
    ELES ERAM JUDEUS, ORTODOXOS, TRADICIONAIS, NÃO ERAM CAPAZES DE ENTENDER A REVOLUÇÃO QUE ELE ESTAVA TRAZENDO.
    DESSA VEZ SE ELE VIER, NEM MESMO ESSE CONSOLO TERÁ,
    SERÃO AQUELES CRISTÃOS QUE USAM A RELIGIÃO COMO MEIO DE SUBIR NA VIDA, OS NEGOCIANTES MODERNOS, QUE O CRUCIFICARÃO NOVAMENTE,
    PORQUE ELE PODE ATRAPALHAR TODO NEGOCIO DELES DE NOVO.

    DA ULTIMA VEZ, JESUS PEDIU A DEUS:
    PAI, PEDOAI-OS…PORQUE ELES NÃO SABEM O QUE FAZEM!
    AGORA ELE PEDIRÁ:
    PAI, PERDOAI-OS…MAS ELES SABEM PERFEITAMENTE O QUE ESTÃO FAZENDO!

    MAS ELES FARÃO EXATAMENTE A MESMA COISA.

  15. a paz esteja com todos.Não posso deixar de comentar sobre tal assunto,vendo q realmente estamos nos ultimos tempos.
    2timotio 4,
    3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
    4 E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
    5 Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.

    Estamos no momento profético,Jesus esta voltando,e o inimigo tem tentado cegar os crentes nesta ultima hora,com esta malignidade.Estes filmes não querem outra coisa a não ser enganar os servos de Deus e cada vez mais enganar o mundo,criando religioes que não levam a verdade .E muitos crentes tem visto,e aceitado isto dentro dos lares,com “isso n tem nada a ver”.cuidado irmãos.Nao brincamos de religião.Isto é verdade.Jesus voltará,devemos estar preparados e santificados.E se hj Deus pedir sua alma?Para quem vc a entregara?Quem estará te esperando do outro lado?isto é serio.
    meditem em lucas 12:20. A paz

  16. Prezado RenatoG,

    Na verdade todos aqui gostamos de você e queremos seu bem. Apenas alguns de nós colocamos as palavras de maneiras diferentes, mas no fundo todos querem ser seus amigos e lhe ajudar.

    Deus lhe abençoe e aos demais comentaristas também!

  17. AMIGO GUEDES,
    VOCE CONTINUA DO MESMO JEITO!!!
    TRATANDO-ME COM MUITO RESPEITO, CARINHO, E EDUCAÇÃO.
    FALANDO DE FORMA AMOROSA E TENTANDO EXPOR SEUS PONTOS DE VISTA DA MANEIRA MAIS AMAVEL POSSIVEL.
    EU CONSIDERO SUAS PALAVRAS UM EXEMPLO MUITO BONITO, DE COMO DEVE AGIR UM VERDADEIRO CRISTÃO, EM MEIO AQUELES QUE NÃO COMPARTILHAM DA MESMA CRENÇA.
    PARABENS AMIGO…E UM GRANDE ABRAÇO!

  18. Prezado RenatoG,

    Sabemos que a Bíblia foi escrita, desde seus primeiros capítulos, em um sistema oriental patriarcal e por isso Deus aparece como um ser masculino, mas na realidade Deus é Espírito e sendo o espírito de uma outra natureza, diferente da humana, não há de se entender Deus como homem ou mulher, macho ou fêmea, mesmo porque esses termos estão diretamente relacionados à reprodução da raça humana ou das outras espécies. Todavia, a Bíblia diz que no céu nós seremos semelhante aos anjos de Deus e os anjos “não se casam e nem se dão em casamento”. Por que? Por que são espíritos e espíritos são seres assexuados, não se reproduzem, tendo sido criados em número exato (não podem aumentar, nem diminuir o número deles). Portanto Deus não é nem macho, nem fêmea e nem andrógino. Deus é Espírito e espírito não tem sexo. Sexo é coisa de nossa realidade terrena.

    Jesus em João 4 revela que Deus é Espírito, nas cartas de João constam outras definições: Deus é Luz e Deus é Amor. A definição de Deus como Espírito fala de sua natureza (Espírito – é um ser, uma pessoa, é inteligente, tem emoções, vontades, liberdade e consciência); a definição de Deus como Luz, fala de seu caráter imaculado, santo e transparente (Deus não faz nada às escondidas ou “por debaixo dos panos”); e a definição de Deus como Amor, fala de sua essência, caridade, bondade, benignidade, graça e misericórdia.

    O Cristianismo por sua vez dá uma resposta honesta ao problema do AT quando o próprio Deus para encarnar, isto é, tornar-se homem, se humanizar, nasce de uma mulher. Ele poderia se materializar simplesmente, mas não. Ele nasce de mulher. E embora Paulo tenha seguido os passos do judaísmo oriental para dizer que a mulher deve ficar calada no culto (porque assim era a prática em sua época) no entanto, o próprio Paulo tinha mulheres como companheiras no trabalho missionário. Jesus tinha seu ministério sustentado por mulheres, ao ressuscitar ao terceiro dia, aparece primeiramente a uma mulher, depois a um grupo de mulheres. De modo que o Cristianismo tem isso bem definido e bem resolvido. As mulheres hoje desempenham um papel fundamental e muito importante dentro de nossas igrejas.

    O problema do Avatar não é sequer a questão deus-deusa, mas a questão é mais profunda. Na minha modesta opinião, o filme tenta despersonalizar o Criador, dando ênfase a uma deusa-terra, deusa-mãe-terra, e para tal voltamos à crença dos antigos antes da revelação do Deus Pessoal ao primeiro crente: Abrão, em quem começou, depois do dilúvio, claro, a fé monoteísta. A fé em um Deus que fala, que vê, que sente, que se relaciona, que se preocupa com o bem-estar de Abrão lhe prometendo um lugar para descansar de suas andanças, isto é, parar com suas muitas peregrinações. Promete uma terra, um filho, uma descendência que espalharia por todas as nações, fazendo-o o pai na fé de milhões. Esse Deus de Abrão é diferente daquelas concepções primitivas de divindades relacionadas aos fenômenos naturais e à natureza em si (deus da chuva, deus-dos-rios, deusa-lua, deus-sol, muito obervados na Babilônia ou deus-carneiro, deus-bezerro, etc., encontrados no antigo Egito). O Avatar tenta projetar e resgatar esse tipo de religião pagã antiga. A bem da verdade quem quiser segui-la que a siga, mas nós como crentes no Deus Único e Verdadeiro vamos opinar e alertar os outros acerca dessa ótica.

    Respeitamos os que pensam ao contrário, que o filme é uma obra de arte em termos ficcionais ou que o filme não quer dizer nada disso, ou ainda que trata somente de controle de uma raça mais forte sobre outra menos aparelhada tecnologicamente, mas queremos deixar aqui nosso ponto de vista religioso, que entendemos existir na obra do Cameron e ser muito apelativo.

    Deus lhe abençoe meu amigo!

  19. ESTÃO APAGANDO O ULTIMO COMENTARIO QUE FIZ SOBRE O AVATAR, GOSTARIA DE SABER PORQUE?
    SIMPLESMENTE ESTOU EXPRESSANDO MAIS UMA OPINIÃO SEM OFENSAS!
    QUAL O PROBLEMA???
    CONFESSO QUE NO MEU PRIMEIRO COMENTARIO FUI UM POUCO DESELEGANTE, COMO DISSE O AMIGO GUEDES.
    MAS AGORA ESTOU SENDO MUITO CAUTELOSO E EDUCADO.

    TALVES ALGUEM ESTA COM MEDO DE QUE ESSE MEU ULTIMO COMENTARIO FAÇA COM QUE ALGUMA OVELHA SAIA DO CURAL…SEI LÁ!
    ESSA ATITUDE DE ALGUM COLEGA DESTE SITE, ME FAZEM LEMBRAR DAS PALAVRAS DO GRANDE, E ILUMINADO MESTRE… QUANDO DISSE:
    Ai dos fariseus!
    Eles se parecem com um cao deitado
    no cocho dos bois; nao come nem deixa os bois comerem.

    EU TAMBEM NÃO CONCORDO COM MUITAS COISAS QUE SÃO PUBLICADAS AQUI,
    MAS EU DEFENDO A ATE A MORTE, (COMO DISSE VOLTAIRE) O VOSSO DIREITO DE DIZE-LAS.

  20. NO FILME AVATAR, ELES ADORAM EYWA, A DEUSA MÃE DE TUDO.
    NÃO VEJO PROBLEMA NENHUM NISSO! AFINAL DE CONTAS, PORQUE TEM QUE SER O GRANDE CRIADOR, E NÃO A GRANDE CRIADORA???

    POR QUE DEUS TEM QUE SER PAI?
    POR QUE ELE NÃO PODE SER MÃE?
    POR QUE DEVE SER ELE, E NÃO ELA?
    TODO MUNDO SABE QUE A MÃE É BEM MAIS IMPORTANTE,
    O TRABALHO DO PAI PODE SER FEITO ATE POR UMA SERINGA.
    UM PAI É DESCARTAVEL.

    A CRIAÇÃO VEM ATRAVES DA MÃE, ELA CARREGA O FILHO NOVE MESES,
    ELA CRIA E ACOMPANHA O FILHO MUITO MAIS DO QUE O PAI.
    DEUS DEVE SER AS DUAS COISAS, MACHO E FEMEA, PAI E MÃE
    MEIO MACHO, MEIO FEMEA, ELE E ELA.

    EU SEI QUE JESUS PREFERIA MÃE TAMBEM!
    MAS EU ENTENDO JESUS, QUANDO ESTEVE AQUI SERIA DIFICIL PRA ELE DIZER:
    “DEUS A MÃE”
    PORQUE OS JUDEUS NÃO IRIAM ACEITAR, ELES
    ERAM EXTREMAMENTE MACHISTAS.

    ELES ACREDITAVAM EM UM DEUS PAI, FEROZ, VINGATIVO,
    SE VOCÊ FOSSE CONTRA ELE, ELE SE VINGAVA.
    UMA MÃE É MUITO DOCE, ELA NÃO É VINGATIVA, ELA SEMPRE PERDOA, É COMPREENSIVA.

    OS DEZ MANDAMENTOS NÃO PODE VIR DE UMA MULHER,
    SO PODE VIR DE UM PAI.
    JESUS USAVA A LINGUAGEM DA EPOCA
    MAS EU SEI QUE ELE TERIA PREFERIDO MÃE.

  21. Muito bem exposto este estudo…gostaria de incrementar que muitas crianças estão sendo induzidas por desenhos de lutas e guerras entre personagens que no mundo real não existem, mas no intelecto das crianças estão sendo inbutidas a cada dia que se passa, sendo realizadas por emissoras de TVs que não estão preocupadas com as consequências disso.

  22. A paz do senhor pastor Guedes.
    Bem observado a mensagem, não me dei conta desse detalhe(doutrina ortodoxa), porém o sr tem toda razão, pois eu sou petencostal, só achei que esse texto seria bom para meditação do Renato. Que Deus continue lhe abençoando. A paz do senhor Jesus.

  23. Quero parabenizar o irmão VSPaixão pelo texto excelente, lúcido, baseado totalmente nas Escrituras e na sã doutrina ortodoxa.

    Abraço.

  24. Uma criança cresce e se parece com os seus pais. Igualmente, Deus quer que Seus filhos tornem-se mais e mais como Jesus Cristo. Apesar de que apenas no céu seremos perfeitos, um filho de Deus não vai habitualmente pecar sem se arrepender. “Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém; aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo. Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo. Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão” (1 João 3:7-10).

    Não se engane; um filho de Deus não pode ser “renegado” por pecar. Mas alguém que “pratica” o pecado (quer dizer, consistentemente goza do pecado sem se preocupar em viver de uma forma que está seguindo a Cristo e Sua Palavra) revela que ele nunca nasceu de novo. Jesus falou a tais pessoas: “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhes aos desejos” (João 8:44). Os filhos de Deus, por outro lado, não mais desejam a gratificação do pecado, mas sim conhecer, amar e glorificar seu Pai.

    A recompensa de ser um filho de Deus é imensurável. Como filho de Deus, fazemos parte de Sua família (a igreja), temos como promessa um lar no céu e somos dados o direito de nos aproximar de Deus em oração como nosso Pai (Efésios 2:19; 1 Pedro 1:3-6; Romanos 8:15).

    Responda ao chamado de Deus de se arrepender dos seus pecados e acreditar em Cristo. Torne-se um filho de Deus hoje mesmo!

    Torne-se um filho de Deus
    “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (João 1:12-13).

    “Mas, a todos quantos o [Jesus] receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus” (João 1:12).

    “Você precisa nascer de novo”
    Quando visitado por um líder religioso chamado Nicodemos, Jesus não imediatamente o assegurou de que ia ao céu. Ao invés, Cristo disse: “Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3:3).

  25. O que mais importa não é ter uma crença, mas sim uma boa conduta.
    É muito melhor um homem sem religião, mas um bom cidadão,
    do que um religioso mal cidadão.

    Esta vendo esta mulher?
    Entrei em tua casa e tu não me deste agua!
    Porém esta mulher alem de me servir agua, enxuga com carinho a minha face!
    Tu não me beijaste, mal me cumprimentaste.
    Esta mulher desde de quando entrei não cessa de me beijar,
    e me tratar com carinho!
    Por isso te digo:
    Perdoado lhe são seus muitos pecados, porque ela muito amou.
    Aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama.

    Na parábola do bom samaritano, Jesus nunca revelou a identidade desse bom homem,
    ninguem soube se ele era cristão, budista, espirita, hinduista etc…
    Jesus exaltou apenas a coisa mais importante que aquele samaritano carregava no coração, o amor!

    Lembro-me tambem da parabola do filho pródigo!!!

    Pedro diz:
    acima de tudo tendes amor intenso uns para com os outros,
    porque o amor cobre multidão de pecados.
    João:
    Deus é amor
    Paulo:
    O cumprimento da lei é o amor.
    Jesus:
    Ama a Deus antes de tudo, e o próximo como a ti mesmo.
    Disso depende toda lei e os profetas.

    Paulo se referre aos grandes pregadores da epoca.
    Ainda que eu fale as linguas dos homens e dos anjos,
    se não tiver amor, serei como o sino que soa, ou como o cimbalo que retine.
    (traduzindo “só farei barulho”)
    Compara o amor com a ciencia, a profecia, os misterios, a fe, a caridade,
    e diz;
    o amor é maior que tudo isso! Porque?
    Porque o todo é maior que as partes.
    O amor é a regra que resume todas as outras regras.
    O amor é o mandamento que justifica os outros mandamentos.
    O amor é o segredo da vida.
    Voce não pode dar nada mais importante para alguem do que
    o reflexo do amor em sua vida.
    A sua mensagem de fé, não esta nas palavras que voce diz,
    mas na maneira como voce vive a sua vida.
    Quando vc for falar de Deus, do mundo espiritual, de nada adianta seguir em frente,
    carregando relatos de milagres, testemunhos de fe, orações bonitas.
    Se voce tiver tudo isso e esquecer o amor, a viagem sera perdida.

    Um abraço amigo à todos!!!

  26. João cap.3.16-21: Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que crer não pereça, mais tenha a vida eterna.
    Porque deus enviou o seu filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
    Quem crer nele não é condenado; mas quem não crer já está condenado, porquanto não crer no nome do unigênito filho de Deus.
    E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
    porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz e não vem para a luz para que as suas obras não sejam reprovadas.
    Mas quem prática a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.

Sem trackbacks / pingbacks ainda.


Home | Política de privacidade | Fale Conosco | Círculo de Oração | Cultos ao Vivo